NAVIO PARA TIMOR

NAVIO PARA TIMOR

Realizou-se no Mondego Shipyard, na Figueira da Foz, a cerimónia de “Assentamento da Quilha” do navio que a Atlanticeagle Shipbuilding, empresa concessionária, vai construir para o Governo de Timor – Região Administrativa Especial de Oe-cusse Ambeno.
A comitiva timorense composta por Mari Alkatiri, Presidente da Região Administrativa Especial de Oe-Cusse e Inácio Moreira, Vice-Ministro dos Transportes e Comunicações de Timor-Leste deslocou-se a Portugal para presenciar o ato e participar na cerimónia.
Estiveram também presentes, entre outras entidades de relevo no setor naval português, o Secretário de Estado do Mar de Portugal, Manuel Pinto de Abreu e a Embaixadora de Timor em Portugal, Maria Paixão da Costa.
A cerimónia teve início às 10h00 com uma apresentação do navio, seguindo-se de uma visita aos estaleirose e equipamentos relativos à construção, culminando com o “assentamento da quilha”.
O navio para Timor será um Ferry de Passageiros, construído em aço e alúminio naval, com 71,30m de comprimento, 12,60m de largura (boca), terá capacidade para 377 passageiros e 22 viaturas e atingirá um velocidade de 15 nós.
Esta construção representa para a Atlanticeagle shipbuilding um acréscimo substâncial na actividade regular da empresa o que irá proporcionar um aumento da procura trabalhadores qualificados, sendo de esperar que o número total de funcionários a laborar nos ENM ascenda a 200, num futuro próximo.